Na manhã do dia 9 de maio de 2024, aconteceu na Biblioteca Lydia Frayze, da Associação Cultural das Fazendas Fama, localizada na Vila São Luiz, em Ourinhos, um bate-papo sobre o livro "O Primeiro e Outros Contos" com o autor da obra, Mário Ferreira.
O diálogo foi organizado pelo grupo "Entre Livros", que se reúne todas as quintas-feiras, de 9h a 11h na biblioteca, para discutir e compartilhar leituras, leitores e escritores. Sobre O Primeiro e Outros Contos
O primeiro livro de Mário Ferreira "O Primeiro e Outros Contos" foi lançado em 2021. Os textos deste livro são causos inspirados na vida simples, crua e real de quem, de sol a sol, encara as desigualdades, supera as misérias e ausências, convive com a dor, a perda e a opressão, num mundo capitalista, injusto e concentrador, sem deixar que se esvaiam a esperança e a capacidade de ver beleza em qualquer passo da existência, mesmo nas agruras, incertezas ou desembocaduras da infância, do desalento e da morte.
As adversidades e a diversidade dos rumos pelos quais passou Mário Ferreira, mas também passaram seus antepassados, avós e bisavós, povoam o imaginário do livro, como se o autor tivesse saído da zona rural onde nasceu, mas o cheiro da terra molhada, do café maduro e do fogão a lenha, que dele nunca saiu, impregnasse aos poucos quem lê.
Mário Ferreira nos emociona com cada uma das histórias, ou melhor, “causos”, como ele próprio afirma ao longo da obra. Ele relata situações típicas do Brasil, especialmente as mazelas sociais que nos afligem. O livro nos faz viajar no tempo, revisitando os períodos que antecederam e sucederam o golpe militar de 1964 e a ditadura que se instalou no país por tantos anos. Há também contos contemporâneos, que abordam questões como a pandemia, as contradições e farsas que marcam o cenário político atual e as desigualdades sociais e injustiças que permaneceram no tempo. Mesmo diante de situações amargas, o autor soube extrair doçura e nos apresentou personagens plenos de generosidade, esperança, fé e amor.
Comentarios