O farmacêutico bioquímico, ambientalista e diretor da rede de laboratórios clínicos, Laboratório Santa Paula, Mário Ferreira, é candidato a prefeito de Ourinhos pela federação PSOL/Rede Sustentabilidade, com o número 18. Sua candidata a vice-prefeita é a Professora Ana Paula.
“Minha candidatura está a serviço de um movimento de pessoas de Ourinhos que se reuniram porque amam a cidade e querem que a gestão municipal gaste o dinheiro público com planejamento e honestidade, cuidando das pessoas e da cidade com carinho e compromisso. Nós queremos falar de projetos concretos para a cidade, queremos fazer um governo participativo onde as pessoas sejam ouvidas e as pessoas saibam quanto, quando e onde está sendo gasto o recurso público. Fazer política com verdade e ética, é o que queremos. Somos a única candidatura coletiva e com independência para fazer uma gestão inovadora e que atenda, em primeiro lugar, as necessidades da população”, afirma Mário Ferreira.
Sobre a decisão de se lançar como candidato a prefeito de Ourinhos, Mário afirma estar cansado da velha política de negociação de cargos comissionados que impera no município. “Não queremos que os rumos da cidade sejam definidos por interesses particulares, mas sim, queremos uma gestão responsável, inclusiva e participativa, que possa garantir a todos os moradores de Ourinhos uma boa qualidade de vida e o acesso a serviços públicos que funcionem com eficiência e respeito pelo usuário”, afirmou o farmacêutico bioquímico e empresário da área da saúde.
Por sua vez, a Professora Ana Paula, que é formada em Geografia, fez pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e trabalha como professora na rede pública desde 2006, afirmou que sua candidatura e a de Mário têm compromisso em realizar um governo ético e honesto em Ourinhos, que tenha a participação ampla e verdadeira das mulheres na elaboração e na execução das políticas públicas.
“Trabalhei em quase todas as escolas estaduais de Ourinhos e região. Estou com Mário por uma mudança nas políticas públicas, para que sejam voltadas para as mulheres, especialmente as mães solo, que são as que levam sustento para sua casa com dignidade, humildade, esforço e trabalho diário. Lutamos por uma cidade mais justa, evoluída, sustentável e solidária. Estamos reunidos em prol de uma cidade melhor para todos, com um olhar atencioso para aqueles que mais precisam”, destacou.
Para substituir a “politicagem” por uma política ética e a serviço do povo
Segundo Mário Ferreira, o que move as pessoas que defendem sua candidatura e a de Ana Paula é a consciência de que precisamos trabalhar para que as coisas evoluam em Ourinhos. “Os mesmos grupos têm se alternado no poder da cidade. Queremos substituir a politicagem pela boa política, substituir os esquemas pela verdade, pela franqueza. Queremos falar com as pessoas de igual para igual. Queremos que o dinheiro público seja usado para beneficiar a maioria, e não para remunerar cabos eleitorais, como a gente vê no município”, afirmou Mário.
“Esse projeto surgiu com a construção popular, as propostas não são só nossas, são os anseios de um povo que sofre pela falta da consulta médica, a falta de uma cirurgia eletiva, a falta de um transporte público gratuito e de qualidade, a falta de política pública para nós mulheres, entre tantas outras necessidades que a população tem”, acrescentou a Professora Ana Paula.
Propostas
Dentre outras propostas de governo, Mário e Ana Paula defendem a oferta de transporte público gratuito para todas as pessoas, com ônibus acessíveis e disponíveis nos finais de semana, e ações concretas para melhorar o acesso à saúde: investir em medicina preventiva, em saúde bucal e no programa médico de família; garantir a oferta de medicamentos na UPA, na Santa Casa e nos postos de saúde dos bairros; e organizar a fila de cirurgias eletivas, consultas com especialistas e exames, para que todas as demandas sejam atendidas com respeito e transparência, no menor tempo possível.
Os candidatos também defendem uma gestão municipal que priorize os direitos das mulheres e das crianças, investindo fortemente em educação e num modelo pedagógico que forme estudantes para a cidadania e para a sustentabilidade, e garantindo vagas nas creches para todas as mães que precisam deixar seus filhos nessas unidades educacionais para trabalhar ou procurar emprego. Outra proposta é passar o horário de funcionamento das creches para de 6h às 19h, de modo a atender melhor às necessidades das mães que trabalham.
Sobre a Federação Amor por Ourinhos
A Federação, que reúne os partidos Rede Sustentabilidade e PSOL em Ourinhos, tem pautado suas ações pela defesa da justiça social e de uma gestão municipal que coloque o combate às desigualdades e a sustentabilidade como eixos centrais da administração de Ourinhos. A federação defende uma mudança no modelo político atual do município, propondo uma alternativa baseada na participação popular, no diálogo, na prestação de contas sobre o uso do dinheiro público e, especialmente, que priorize o cuidado das pessoas e da natureza, a partir da oferta de serviços públicos de qualidade, sob a responsabilidade da prefeitura e com controle social.
Quem é Mário?
Mário Ferreira tem 71 anos e é candidato a prefeito de Ourinhos pela Rede Sustentabilidade, número 18. Mário é biólogo, ambientalista e farmacêutico bioquímico especialista em laboratório clínico. Tem MBA em gestão empresarial e é diretor geral do Laboratório Santa Paula, empresa com 28 anos de história e quatro unidades em Ourinhos e região.
Nasceu na zona rural, pelas mãos de sua avó, que era parteira, filho de Ortilho, lavrador, e Laurinda, costureira. É casado com a pedagoga Carmen, com quem tem três filhas e uma neta.
Já trabalhou como pequeno agricultor, gráfico, auxiliar de escritório, contador, farmacêutico e professor de Biologia do ensino médio no Paraná. Foi também professor concursado da cadeira de Laboratório Clínico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Secretário da Saúde na cidade de Bernardino de Campos - SP.
Nos anos 70, como líder estudantil, participou dos movimentos pelas eleições diretas e pela convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Em 2022, lançou seu primeiro livro, “O Primeiro e outros Contos”, e recentemente iniciou o projeto ambiental “Recanto do Sabiá”, que já plantou mais de 7 mil árvores nativas em Ribeirão Claro (Paraná).
Quem é a Professora Ana Paula?
Professora Ana Paula é candidata a vice-prefeita de Ourinhos na chapa do candidato a prefeito, Mário Ferreira. Ana Paula é graduada em Geografia, é professora e trabalha na educação pública há 12 anos, sendo especialista em educação especial inclusiva.
Chapa de candidatas e candidatos a vereadores pela Federação PSOL/REDE
Breve, número 18118 - Partido: Rede Sustentabilidade
Bruno Jardineiro, número 18345 - Partido: Rede Sustentabilidade
Cláudia Santos, número 50125 - Partido: PSOL
Dealis, número 18001 - Partido: Rede Sustentabilidade
Dr. Ronaldo Canizella, número 18500 - Partido: Rede Sustentabilidade
Gustavo Gomes Urbanista, número 18811 - Partido: Rede Sustentabilidade
João Silva, número 50123 - Partido: PSOL
Joyce Frade, número 18800 - Partido: Rede Sustentabilidade
Nice do Sindicato da Saúde, número 18013 - Partido: Rede Sustentabilidade
Professor Adolar, número 50000 - Partido: PSOL
Professor Surumba, número 18880 - Partido: Rede Sustentabilidade
Roberta Stopa, número 50500 - Partido: PSOL
Vardo do Manchester, número 18555 - Partido: Rede Sustentabilidade
Viviane Bazzo, número 18888 - Partido: Rede Sustentabilidade
Comentarios